12 Músicas Tristes de Piano que Todos Amam
Quando se está para baixo, uma triste canção de piano é a coisa certa para captar esses sentimentos. Deixe suas emoções fluir com estas músicas lentas e tristes.
por Michael Lane
É normal a tristeza bater de vez em quando. Algumas das mais belas canções foram escritas para evocar a tristeza, e quando feito da forma certa, é possível sentir a cada toque. A beleza de tocar música é que ela pode ajudar a expressar sua tristeza, e permitir que você a deixe ir.
Confira a seleção de 12 músicas tristes de todos os gêneros para capturar e acalmar um humor melancólico, todas disponíveis para aprender no aplicativo flowkey.
Gymnopédies No. 1 - Erik Satie
Esta peça gentil e triste continha a instrução de Satie para ser tocada "Lent et Douloureux", que significa "lenta e dolorosamente". Dito isto, há um senso de otimismo no final para levá-lo adiante.
Ainda há discussões sobre o que Satie estava se referindo quando nomeou seus três "Gymnopédies", já que a palavra é uma homenagem a um tipo de dança de guerra da grega antiga, na qual jovens dançavam nus. O próprio Satie disse que foi inspirado por um romance de Flaubert, e a peça foi publicada ao lado de um poema de Latour. O poema termina de maneira semelhante a um sonho que reflete a música: "os átomos de âmbar no fogo brilhando, misturando seu sarabande com a ginopédia".
Clair de Lune - Claude Debussy
Esta terceira peça da "Suíte bergamasca", de Debussy, não foi intitulada por alguém chamado "Clair", mas significa "Luz da Lua". Provavelmente na sua peça mais famosa, ela evoca a sensação pacífica de simplesmente olhar para a lua à noite.
Pode começar quieta e mínima, mas se transforma em uma sequência expressiva e acelerada dos dedos. O efeito é majestoso, antes de voltar a afunilar para um final suave.
Hallelujah - Leonard Cohen
Originalmente, o poema de Cohen era um musical melancólico e frágil, que focava a atenção na letra da música. Cada uma das incontáveis versões covers trazem o toque sobre o que o artista sentiu representado no “Hallelujah”. Sejam eles majestosos, sexuais ou puramente espirituais, este arranjo permite que você retire o significado lírico e toque, simplesmente, suas emoções.
O Som do Silêncio - Simon & Garfunkel
Paul Simon disse uma vez que a inspiração para esta canção veio quando estava sentado em um banheiro aos 21 anos de idade com as luzes apagadas, sem som a não ser a água correndo. Ele queria capturar a sensação destes tempos solitários, a capacidade de criar um momento perfeito quando sozinho com um instrumento. No caso de Simon, este era um violão, mas você pode fazer o mesmo no teclado.
Ain't No Sunshine - Bill Withers
Todos sentiram falta de alguém em algum momento, e "Ain't No Sunshine" tornou-se um hino de solidão e perda através de gerações desde então. Sobre a inspiração para a canção, Withers disse: "Às vezes você sente falta de coisas que não eram particularmente boas para você", e todos nós podemos nos relacionar com isso.
Como nota lateral, este foi o primeiro single do álbum de estreia de Bill Withers, lançado quando ele tinha 33 anos, um "operário de fábrica se vagabundeando". Se Bill começou tarde, você também pode.
Imagine - John Lennon
Lennon co-escreveu a letra com sua esposa Yoko Ono, querendo criar algo como uma "oração positiva". O hino resultante para a paz reconhece que, apesar de tudo de errado com o mundo, podemos tornar as coisas melhores se nos unirmos e criarmos uma existência solidária. É uma mensagem inspiradora, que você sente a partir das primeiras notas da melodia do piano.
Every Breath You Take - The Police
Facilmente a canção de maior sucesso do The Police, o motivo característico de repetir acordes quebrados combina com a simples melodia para criar algo belo. Embora possa soar como uma pura declaração de amor, o próprio Sting discorda. Ele a descreve como uma canção sobre o ciúme incontrolável e a obsessão sentida após o fim do amor. Assustador, mas muito real.
Tears in Heaven - Eric Clapton
No espaço de um ano, Eric Clapton sofreu a perda de seu filho, seu amigo e colega músico Stevie Ray Vaughan, e dois de seus companheiros de estrada. Clapton escreveu esta canção para expressar seu pesar, para dar a si mesmo e aos outros a força de continuar vivendo. Ao enxergar desta maneira, a canção nos inspira a não desistir e a continuar após a perda. Aprenda com ele: "Eu preciso ser forte e seguir em frente, porque eu sei que não pertenço ao paraíso".
Nothing Else Matters - Metallica
Os Metallica são conhecidos principalmente por sua composição heavy metal, portanto, esta pode parecer uma escolha à esquerda, a menos que você conheça a canção. Se você estiver familiarizado com ela, você saberá que é uma balada de rock, com uma melodia arrepiante. O cantor James Hetfield começou a escrever a canção em uma chamada de longa distância com sua namorada, e esse sentimento é transmitido desde a primeira frase: "Tão perto, não importa quão longe. Não poderia ser muito mais vindo do coração".
Let Her Go - Passenger
O título diz tudo. Esta canção capta a dor quando o amor termina de forma dolorosa. Relembra os pequenos detalhes, que você pode não ter apreciado na época, e agora, sente saudades. Ao repetir a frase "e você a deixa ir", a mensagem acaba sendo positiva. Você pode deixá-la (ou ele, ou eles) ir.
River Flows in You - Yiruma
Yiruma disse que esta peça "começa e termina evocando emoções do mais íntimo do meu coração". Ela representa o amor em sua totalidade, e o que isso realmente significa. Triste, mas gracioso, ele chega a um lugar mais forte e inspirador no final 00:55
Call Out My Name - The Weeknd
A música mais recente da lista. A base para esta canção é declarada de forma clara: "me apaixonar por você foi meu erro”. É uma triste verdade que muitos de nós temos que aceitar, mas como muitas destas canções tristes, ela se fecha com a constatação de que precisamos seguir em frente. “Chame meu nome e eu estarei a caminho.” A caminho de algo melhor e, ao todo, menos desolador. É uma esperança à qual todos nós podemos nos segurar.
Leia mais
As 14 peças clássicas para piano que todo músico deve conhecer
Com séculos de história, a música clássica merece um lugar na lista de reprodução de todo pianista. Aqui estão algumas das peças de piano mais famosas do Barroco ao Romântico.
5 Principais Erros ao Aprender a Tocar Piano
Todos cometem erros – mas você não quer que os seus se tornem maus hábitos ao tocar piano! Confira os deslizes mais comuns que os aspirantes a iniciantes cometem no piano, e como evitá-los.
4 Dicas para Dominar Qualquer Música de Piano
Está difícil de progredir com uma canção? Vamos colocá-lo de volta ao rumo certo com estas dicas e truques.
10 canções de piano fáceis para iniciantes
Não precisa de praticar muito para tocar músicas de piano que adora. Aqui está nossa seleção de músicas fáceis de tocar para iniciantes, além de algumas dicas importantes para que obtenha sucesso.