4 Dicas para Dominar Qualquer Música de Piano

Está difícil de progredir com uma canção? Vamos colocá-lo de volta ao rumo certo com estas dicas e truques.

por Jonas Gößling

Aprender a tocar uma música no piano pode ser frustrante. Pode levar semanas e semanas de prática antes de qualquer sinal de progresso! Porém, com as estratégias certas, você pode acelerar o processo. Por isso, seguem quatro dicas essenciais para te ajudar a progredir mais rápido e a te manter motivado.

1. Tudo começa com uma boa música

Man with headphones

A escolha da música influencia muito na motivação ao aprender a tocar piano. É claro que você precisa conhecer alguns fundamentos antes de começar a tocar - como encontrar as teclas e posicionar sua mão, por exemplo. No entanto, não perca muitos dias com os preparativos! Escolha uma música e comece a tocar.

Porém, definir a canção certa não é tão simples quanto parece. Se for fácil demais, você vai se entediar, e se for difícil demais, você ficará frustrado. Concentre-se em encontrar uma transcrição simples ou uma música clássica que você gosta. No flowkey, todas as canções que são adequadas para iniciantes possuem uma marcação verde no canto. Para quem nunca tocou piano, possuímos uma seção “Primeiros Passos”. Lá você encontrará canções para apresentá-lo ao piano com passo a passo. Desta forma, você sempre encontrará a música que combina com sua habilidade.

Como iniciante, procure canções que

  • ... tenha poucas notas na mão esquerda (a clave de fá)
  • ... não têm acordes com mais de três notas
  • ... não envolvam muitos saltos de mão ou movimentos rápidos com dos dedos

É importante não apenas ouvir a música escolhida, mas também ver como ela é tocada no piano. Você precisa ver a partitura também! Com estas três dicas, você está pronto para começar.

2. Corte-a em partes!

Song section in flowkey

Uma vez que você encontrou a música certa, comece a quebrá-la em pequenas seções de 4-10 segundos. Por quê? Enquanto se pratica o piano, o seu cérebro está correndo em toda velocidade. É preciso memorizar novos e complexos movimentos, e há um limite de quanto ele consegue armazenar. Estudos apontam que períodos de 4-10 segundos são a duração certa para o seu cérebro se concentrar.

Portanto, ao invés de tentar aprender a música de uma vez, concentre-se em aprender uma seção por dia. Você pode praticar seções curtas com nossa função loop. Basta marcar a seção que você quer praticar e depois pressionar o Play para trabalhar com ela na repetição.

Sua rotina ideal deve se parecer como esta:

  • Segunda-feira: Aprenda a primeira seção
  • Terça-feira: Aprenda a segunda seção e toque as duas juntas
  • Quarta-feira: Aprenda a terceira seção e toque as três seções juntas
  • Quinta-feira: Aprenda a quarta seção e toque-as juntas e assim por diante...

Com este método, você dominará as músicas com mais rapidez. Você também terá pequenos avanços todos os dias, o que te motivará ainda mais!

3. Faça um desvio

Hand picker in flowkey

Antes de tentar tocar com as duas mãos, certifique-se de poder tocar cada mão separadamente. Isto é importante porque, como acabamos de explicar, nossos cérebros só podem aprender muito de uma só vez. Quando estamos aprendendo uma nova peça, tocar com as duas mãos ao mesmo tempo pode ser desgastante para o nosso cérebro. É provável que você tenha dificuldade para manter a coordenação!

Entenda o que o seu cérebro tem de fazer quando está aprendendo a tocar piano:

  • Aprender e memorizar o que a mão direita tem que fazer
  • Aprender e memorizar o que a mão esquerda tem que fazer
  • Coordenar as duas mãos ao mesmo tempo

O truque é trabalhar em cada aspecto da música separadamente. E isto se aplica às partes da mão esquerda e da mão direita. Ao clicar nos símbolos de mão no aplicativo flowkey, você pode escolher praticar a mão direita, a mão esquerda ou ambas, umas vez que se sinta confiante!

Portanto, vamos definir um pouco sua rotina de aprendizagem:

  • Segunda-feira: Aprenda a primeira seção. Dedique 5 minutos na mão direita, 5 minutos na mão esquerda e 5 minutos com ambas as mãos.
  • Terça-feira: Aprenda a segunda seção. Dedique 5 minutos na mão direita, 5 minutos na mão esquerda e 5 minutos com ambas. Depois, outros 5 minutos nas duas seções juntas.
  • Quarta-feira: Aprenda a terceira seção. Dedique 5 minutos com a mão direita, 5 minutos com a esquerda e 5 minutos com ambas. Depois, outros 5 minutos tocando as três seções juntas.

Se você fizer as contas, você notará que recomendamos 20 minutos de prática por dia. Perguntando-se se é suficiente? Isto nos leva à nossa quarta dica…

4. Mantenha uma dose diária de prática

Calendar

Você terá melhores resultados quando praticar 20 minutos por dia ao invés de duas horas uma vez por semana. Não é quanto tempo se pratica, mas com que frequência. Portanto, duas sessões de 20 minutos por semana são, na verdade, muito melhor do que uma única de 40 minutos. Sejamos realistas - é muito mais fácil sentar-se ao piano por apenas 20 minutos por dia! Faça da prática do piano um hábito diário, que você espera ansiosamente. A prática ficará mais fácil, assim como as músicas!

Espero que as dicas façam da sua prática de piano parecer menos assustadora. Na verdade, talvez você esteja com vontade de praticar agora mesmo... Aproveite!

Comece a aprender hoje de graça

Crie uma conta flowkey para desfrutar de aulas selecionadas e 8 músicas, tudo gratuito.

Leia mais

5 Principais Erros ao Aprender a Tocar Piano

Todos cometem erros – mas você não quer que os seus se tornem maus hábitos ao tocar piano!  Confira os deslizes mais comuns que os aspirantes a iniciantes cometem no piano, e como evitá-los.

10 canções de piano fáceis para iniciantes

Não precisa de praticar muito para tocar músicas de piano que adora. Aqui está nossa seleção de músicas fáceis de tocar para iniciantes, além de algumas dicas importantes para que obtenha sucesso.

A left hand plays on an old Yamaha piano

As 14 peças clássicas para piano que todo músico deve conhecer

Com séculos de história, a música clássica merece um lugar na lista de reprodução de todo pianista. Aqui estão algumas das peças de piano mais famosas do Barroco ao Romântico.

Pianista feminina

12 Músicas Tristes de Piano que Todos Amam

Quando se está para baixo, uma triste canção de piano é a coisa certa para captar esses sentimentos. Deixe suas emoções fluir com estas músicas lentas e tristes.