10 canções de piano fáceis para iniciantes
Não precisa de praticar muito para tocar músicas de piano que adora. Aqui está nossa seleção de músicas fáceis de tocar para iniciantes, além de algumas dicas importantes para que obtenha sucesso.
Última atualização em 5 de março de 2024
Se for um pianista iniciante ou estiver retomando o aprendizado após uma longa pausa, talvez tenha se deparado com um problema: encontrar músicas fáceis, que sejam rápidas e divertidas — sem perder a beleza e emoção que o atraem. Este artigo é a nossa resposta a esse dilema: inclui 10 canções de piano de vários géneros, que são fáceis de tocar e que, ao mesmo tempo, têm um som surpreendente.
Encontrará também as nossas dicas básicas para aprender canções de piano, incluindo como escolher as melhores músicas para começar, como tocar com as duas mãos e como utilizar a velocidade e a repetição para aperfeiçoar a sua execução.
Procurando a melhor forma de aprender as músicas que adora? flowkey tem milhares de belos arranjos para músicos de todos os níveis. Registe-se gratuitamente e comece a tocar hoje.
10 canções de piano fáceis para começar a tocar de imediato
Dicas para o sucesso:
Estas dicas ajudarão a tocar novas músicas com rapidez e facilidade. Criamos nosso app para ajudar nesse método de aprendizado. Pode experimentá-lo gratuitamente aqui.
- Aprenda cada mão separadamente — primeiro a direita, depois a esquerda, e depois junte as duas mãos quando estiver confiante.
- Comece devagar. O domínio de uma música a uma velocidade mais lenta leva-o(a) mais rapidamente a uma velocidade máxima com um som excelente.
- Repita as partes pequenas. Reproduza uma pequena parte da música repetidamente. Depois de dominá-la, passe para a próxima parte e, em seguida, junte as duas. Continue a construir a canção desta forma.
- Encontre uma canção que o anime. É mais fácil manter a motivação quando se toca a música que se gosta. Navegue na biblioteca flowkey e escolha entre milhares de músicas para todos os níveis de experiência.
1. Tetris
O clássico retrô do videogame
Esse tema do clássico videogame Tetris, de 1989, tem suas raízes na canção folclórica russa do século XIX, "Korobeiniki". A música folclórica já é bastante divertida, imitando um flerte entre um vendedor ambulante e uma camponesa, mas a adaptação do Tetris acrescenta uma urgência que reflete sua jogabilidade frenética.
O arranjo para iniciantes do flowkey mantém a intensidade característica da música, ao mesmo tempo em que a transforma em uma experiência de aprendizado curta, simples e alegre. A mão direita toca uma melodia constante, enquanto a mão esquerda toca uma nota de cada vez no acompanhamento.
2. Can't Help Falling in Love With You
Um clássico de Elvis Presley com raízes na França do século XVIII
Esse clássico de casamento envolvente é, na verdade, baseado em "Plaisir d'amour", uma popular canção de amor francesa de 1784. A letra do original francês foi extraída de um poema com os versos "O prazer do amor dura apenas um momento, / A dor do amor dura a vida inteira" — muito distante do amor idealista descrito em "Can't Help Falling in Love". Mas a melodia melancólica permanece em ambas as músicas, refletindo os altos e baixos do amor com uma combinação comovente de acordes maiores e menores.
É impossível não sentir algo quando tocamos essa música, e o flowkey tem belos arranjos para todos os níveis de experiência, do iniciante ao profissional. Há também uma versão para casamento que a combina com a Canon de Pachelbel e o Air de Bach, caso esteja se sentindo ultrarromântico.
3. Clair de Lune
Uma peça sonhadora e deslumbrante de Debussy
"Clair de Lune" ("Luar") é uma das peças para piano mais apreciadas do famoso compositor Debussy, e é fácil perceber o porquê quando se ouve a sua melodia assombrosamente bela. Embora a música fique mais complicada a partir da fase intermediária, sua famosa introdução é muito mais fácil. No início, sua mão direita toca uma melodia lenta enquanto a esquerda toca alguns acordes de piano simples e quebrados.
O simples fato de aperfeiçoar a abertura dessa belíssima peça pode ser suficiente para lhe causar arrepios — e a qualquer ouvinte. Aprenda a canção gratuitamente com flowkey
4. Bring Me to Life
A épica canção de amor do Evanescence
O grande sucesso dos Evanescence, "Bring Me to Life", é uma ótima canção para trazer a sua estrela do rock para as teclas. Essa música é mais longa do que a maioria da nossa lista, começando com algumas melodias mais complicadas da mão direita e terminando com um padrão repetitivo da mão esquerda. Será necessário praticar um pouco para que as duas mãos toquem juntas com fluidez, mas, quando pegar o jeito, apreciará o desafio.
5. Amazing Grace
O hino atemporal e cheio de esperança
Esse hino famoso e grandioso é fácil para iniciantes no piano dominarem. Nosso arranjo para iniciantes — que pode ser aprendido gratuitamente no aplicativo flowkey — apresenta a melodia da mão direita da música flutuando suavemente sobre acordes suaves e quebrados na mão esquerda.
"Amazing Grace" é curta, simples e doce, o que proporciona uma excelente oportunidade para improvisação. Toque a música de forma mais lenta, mais rápida, com e sem pedal, para descobrir seus vários ritmos e criar sua própria versão do clássico. Aprenda “Amazing Grace” gratuitamente com flowkey.
6. Where Did You Sleep Last Night
A arrepiante canção folclórica que ficou famosa pelos Nirvana
Os Nirvana fizeram um cover famoso dessa música em 1993, inspirado na gravação de Lead Belly de 1944, mas sabia que a versão original surgiu em 1800?
Além de ter uma história fascinante, “Where Did You Sleep Last Night” é uma ótima música para iniciantes. A melodia da mão direita se move de forma agradável e lenta, com apenas algumas notas de acompanhamento na mão esquerda. Sua simplicidade permite mergulhar de verdade na emoção da peça, seja cantando junto, tocando alto e forte ou qualquer outra coisa que se sinta à vontade para fazer.
7. Gymnopédie No. 1
O solo de piano contemplativo de Erik Satie
O nome dessa peça é provavelmente a coisa mais difícil sobre ela! Satie a compôs como parte de uma série de três músicas intituladas "Gymnopédies"; essas estão entre as melhores músicas de piano para iniciantes aprenderem, pois são lentas e simples.
Há uma grande intensidade emocional na "Gymnopédie No. 1" — uma sensação contemplativa e melancólica — o que não é de se admirar, considerando as observações do compositor de que a peça deve ser tocada lenta e tristemente ("lent et douloureux"). Para uma música tão simples, ela carrega muita complexidade emocional, o que a torna incrivelmente gratificante de aprender e memorável de tocar.
8. Joe Turner Blues
W.C. O clássico de blues de Handy, enganosamente leve
A canção de assinatura de W.C. Handy, do início dos anos 1900, expõe o rapto e a escravatura de homens negros na América. As letras são do ponto de vista das suas esposas: "Joe Turner" significa o homem que levou os seus maridos.
O início desolador da canção choca com a sua melodia relativamente leve — simples e oscilante na mão direita, com alguns acordes quebrados na esquerda. Essa complexidade e profundidade a tornam uma música fantástica para explorar as possibilidades sentimentais do piano, além de ser fácil de aprender para iniciantes.
9. Take Me Home, Country Roads
O sucesso nostálgico de John Denver
Esta canção country clássica é tão famosa que se tornou um dos hinos oficiais do estado da Virgínia Ocidental e, desde então, foi interpretada por outros artistas pelo menos 150 vezes, em vários idiomas. Há algo nessa música, com sua melodia suave, simples e levemente triste, que remete àquele anseio específico por um lar com o qual muitos de nós podemos nos identificar.
O arranjo para iniciantes flowkey reduz "Country Roads" ao básico sem perder o charme característico. Se estiver procurando uma música para fazer as pessoas falarem — ou cantarem — essa é uma excelente opção.
10. Moonlight Sonata
A obra-prima de Beethoven
A "Sonata ao Luar" de Beethoven é uma das peças mais conhecidas do compositor e foi apresentada em inúmeros filmes. O famoso primeiro movimento é especialmente poderoso — e surpreendentemente acessível para iniciantes.
Leia: 5 peças de Beethoven para aprender a tocar piano em todos os níveis
A melodia segue um padrão suave e repetitivo, e há apenas alguns sustenidos nos quais é preciso ficar atento — nós os tornamos fáceis de identificar em nosso tutorial para iniciantes. Como a música parece mais difícil do que é, é uma boa opção para tocar quando quiser aumentar sua confiança ou impressionar os outros.
Toque a música que você ama com flowkey
A escolha de músicas fáceis para piano que correspondam ao seu nível de execução lhe ajudará a atingir suas metas — e tornará sua jornada de aprendizado de piano muito mais agradável. Afinal de contas, quando se toca uma música de que se gosta, é mais fácil manter-se motivado(a).
Alguma dessas músicas deixa seus dedos ansiosos para tocar as teclas? Pode aprender todas elas com o flowkey — e muitas vezes com diferentes níveis de dificuldade, desde principiante a profissional. Visite a nossa biblioteca para descobrir a nossa oferta completa de música de vários géneros e comece a tocar hoje mesmo.
Leia mais
As 9 peças de Mozart que todo pianista precisa conhecer
Mozart continua sendo um dos compositores mais conhecidos de todos os tempos, e por um bom motivo. Aqui estão 9 de suas peças mais apreciadas para aprender piano.
Como tocar piano com duas mãos
Tocar piano com duas mãos é um dos maiores desafios que irá enfrentar ao aprender piano — mas com tempo, prática e estas cinco dicas, as suas capacidades podem alcançar novos níveis.
12 Músicas Tristes de Piano que Todos Amam
Quando se está para baixo, uma triste canção de piano é a coisa certa para captar esses sentimentos. Deixe suas emoções fluir com estas músicas lentas e tristes.
As 14 peças clássicas para piano que todo músico deve conhecer
Com séculos de história, a música clássica merece um lugar na lista de reprodução de todo pianista. Aqui estão algumas das peças de piano mais famosas do Barroco ao Romântico.